Devido à sua localização próxima ao Mar Negro, o clima pode ser bastante úmido e ventoso, principalmente no início e no final do mês. Antes de planejar uma viagem para Lazarevskoye em janeiro de 2024, vale a pena considerar que o mar está fresco nesta época do ano e é improvável que seja possível nadar. No entanto, muitos vêm aqui para fazer excursões e visitar atrações locais que não dependem do clima. A temporada em Lazarevskoye começa em maio e termina em setembro. Se preferir um clima mais fresco e menos turistas, você pode visitar em meados de junho ou início de outubro.
O clima em Derbent em junho foi relativamente frio e não correspondeu às nossas esperanças de abrir a temporada de praia. Em média, os termômetros ficam em torno de 22-25 graus. A água do mar ainda está fria, não passa de 23 graus. Venta bastante nas montanhas, então uma jaqueta ou moletom será útil. No final de junho, a temperatura sobe e a água fica mais adequada para nadar. Há pouca precipitação durante este período.
Decidimos passar alguns dias de férias em Moscou. A viagem ocorreu na segunda quinzena de fevereiro. O tempo estava gelado, alguns dias ensolarados. Mas não ficamos chateados com dias nublados e nevascas. Gostamos muito de caminhar pela Praça Vermelha e VDNKh, pois adoramos invernos com neve e gelo. A temperatura do ar estava entre -5 e -10 graus. Também participamos de excursões e exposições. No geral gostei de tudo. Não tivemos tempo de visitar todos os pontos turísticos da capital. Por isso, estamos planejando vir na primavera, em maio, para aproveitar os dias ensolarados e quentes, quando ainda não faz muito calor.
Para os feriados de Ano Novo, decidi visitar Moscou, eu mesmo sou do Cazaquistão. O tempo em Moscou estava gelado, chegou a 25 graus negativos, mas isso não se tornou um obstáculo para mim. Fiquei encantado com a subida até o 89º. andar da cidade de Moscou só reforçou minha impressão de uma cidade linda, de tal altura começou a nevar e tudo parecia um conto de fadas circulando nas luzes multicoloridas da cidade. Praça, esquentou lá fora, a neve fina deu lugar a grandes flocos. Uma grande vantagem desta cidade, sua beleza não tive tempo de visitar todos os pontos turísticos, pois o fim de semana foi curto, mas com certeza voltarei lá. próximo Ano Novo. O clima gelado não me impediu de me divertir muito na capital da Rússia.
Passamos férias no verão de 2023 em Anapa com toda a família em setembro. O clima está quente, eu diria até quente. O mar está quente. Ficamos lá por 10 dias. Durante todos estes dias não houve chuva nem tempo nublado. As noites também são quentes, só um pouco frescas pela manhã, mas não frias. A água do mar está bem aquecida. Há muitos veranistas nas praias. Setembro é um bom mês para férias em Anapa, pois é considerada a estação do veludo.
A última vez que fui a Adler foi em maio. E percebi que foi em Maio que as condições meteorológicas foram mais confortáveis para mim. A temperatura fica em torno de 20 graus, às vezes um pouco menos. Sem calor, o que é muito importante para mim. As chuvas são muito raras e leves. Em geral, em termos de clima, máximo conforto. E o lugar em si é legal. Provavelmente o meu lugar favorito para passar férias na Rússia. Da próxima vez com certeza irei em maio também. De qualquer forma, vou tentar.
Se alguém pensa que Vladivostok é uma cidade chata, cinzenta e fria, quero desmascarar suas crenças. Não, até abril de 2023 também aderi a este ponto de vista, até que, por acaso, tive a oportunidade de visitar esta cidade do Extremo Oriente. Apesar de ser primavera lá fora, eu estava me preparando para o frio e a geada, mas não era assim)) O sol brilhava durante o dia, uma brisa leve, 10 graus Celsius, gente sorridente - experimentei um certo choque . Para quem pensa que vai ficar entediado, aconselho que faça um passeio à beira-mar, pelo percurso histórico, ou desça às masmorras locais. Tive a sorte de ver incríveis patos mandarim, que voam para Vladivostok quando o tempo esquenta. No final da viagem decidi firmemente que esta cidade é linda em qualquer época do ano.
Esta não foi a minha primeira vez em Moscou, mas esta viagem foi dedicada exclusivamente a conhecer locais religiosos. Planejei minha viagem de cinco dias para abril com base nas condições climáticas, ou seja, para que não fique muito frio, mas também não esteja quente. Posso dizer que a temperatura diurna do ar em torno de +15 me agradou perfeitamente, além disso, o sol estava brilhando e não chovia. Consegui ver a Catedral de Cristo Salvador, a Catedral de São Basílio, as Catedrais da Assunção, do Arcanjo e da Anunciação, a torre sineira de Ivan o Grande e alguns outros lugares. A atmosfera nos templos era simplesmente incrível, recebi uma carga de emoções tão forte que simplesmente não consigo encontrar palavras para descrever. Novgorod, o Grande, é o próximo!